Episódio 23 – a saúde do oceano
Todos os dias vão parar ao Oceano toneladas de contaminantes que comprometem gravemente a saúde do mesmo e dos ecossistemas marinhos. Quando falamos da saúde do Oceano, falamos da nossa própria saúde. Neste episódio, Maria João Bebianno fala-nos dos principais contaminantes e as suas consequências para o meio marinho, revela o que está a ser feito para avaliar o estado do Oceano e de que forma isso contribui para que os políticos e os cidadãos naveguem, em conjunto, rumo a um Oceano cada vez mais saudável.
Maria João A F. Bebianno é Licenciada em Engenharia Química – Ramo de Química e Processos (1974) pelo Instituto Superior Técnico. Doutorada em Ecotoxicologia Marinha pela Universidade de Reading (Reino Unido) (1990) e obteve o título de Agregado na Universidade do Algarve (1999). É Professora Catedrática na Universidade do Algarve exercendo a sua actividade pedagógica na Faculdade de Ciências e Tecnologia onde tem sido responsável pela leccionação de diversas disciplinas no domínio das Ciências do Mar e Ambiente ao nível da licenciatura e Mestrado. Foi Diretora do Cursos de Engenharia do Ambiente, do Curso de Ciências do Mar e do Curso de Gestão Marinha e Costeira e é membro da Comissão do Doutoramento em Ciências da Terra do Mar e do Ambiente. Exerceu vários cargos de gestão universitária nomeadamente como vogal do Conselho Geral da Universidade do Algarve Vice-presidente e Presidente do Conselho Directivo da Unidade de Ciências e Tecnologia dos Recursos Aquáticos, Membro da Assembleia de Representantes da Unidade de Ciências e Tecnologia dos Recursos Aquáticos e da Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente, Presidente do Conselho Directivo da Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente, Membro da Assembleia Estatutária da Faculdade de Ciências e Tecnologias, Membro do Senado e da Assembleia da Universidade, e Presidente do Departamento de Ciências da Terra do Mar e do Ambiente.
Exerceu funções no Instituto Nacional de Investigação das Pescas (actual IPMA) onde foi responsável pela Divisão da Cooperação Técnico-Científica (1980-1983) e no Polígono de Acústica Submarina dos Açores (1974-1976). Foi ainda membro da Comissão Nacional Contra a Poluição do Mar (1976-1983). A nível internacional integrou a Delegação Portuguesa que negociou a Convenção das Nacões Unidas sobre o Direito do Mar das Nações Unidas (1978-1981) é presentemente Membro do Grupo de Peritos do Processo Regular para a Avaliação do Estado do Ambiente Marinho incluindo os Aspetos Socio-Económicos das Nações Unidas. Foi membro da Delegação Portuguesa às Convenção de Oslo e Convenção de Paris (actualmente com a designacão de OSPAR), e de Barcelona, do Conselho Internacional da Exploração do MAR (ICES) (1976-1980) e da Comissão Intergovernamental da UNESCO (COI) (1976-1983, 1996-2008). Desenvolve investigação no Centro de Ciências do Mar e Ambiente (CIMA) da Universidade do Algarve, do qual é coordenadora desde 2016. Tem sido responsável por diversos projectos de investigação financiados a nível nacional e pela União Europeia na área de Ecotoxicologia Marinha da qual foi pioneira em Portugal com especial ênfase no estudo do impacto de poluentes orgânicos e inorgânicos e seus efeitos em espécies de contaminação ambiental e pela aplicação da análise proteómica ao efeito de contaminantes ambientais em sistemas biológicos. Tem orientado Pós-Doutorados (8) e alunos de Doutoramento (18 concluídas e 2 em curso um dos quais em co-orientação). É autora de diversas publicações em Revistas Científicas com referee (226) (h-54) e editora de vários livros e capítulos de livros. É membro de diversas sociedades científicas e profissionais nacionais e estrangeiras nomeadamente Sociedade de Geografia de Lisboa, Sociedade Portuguesa de Química, Marine Biological Association of the United Kingdom, SETAC, SECOTOX, SICTA, Sociedade Portuguesa de Química. É atualmente Presidente da Assembleia Geral da Associação Portuguesa das Mulheres Cientistas – AMONET.