Episódio 21 – aquacultura de bivalves: Ostericultura

O consumo de moluscos bivalves faz parte da gastronomia tradicional portuguesa, principalmente das zonas costeiras. As ostras possuem um elevado valor nutricional, sendo ricas em vitaminas e em minerais que contribuem para a melhoria da dieta das populações. Já ouviste falar em aquacultura de bivalves? Neste episódio, Francisco Avelelas explica-nos em que consiste esta atividade, em particular a ostreicultura, conta-nos o dia-a-dia de um ostreicultor e ainda dá dicas preciosas para quem está a iniciar ou pensa criar o seu próprio negócio tirando partido do que o Oceano nos oferece.

 

Francisco Avelelas é licenciado em Biologia Marinha e Biotecnologia, mestre em Biotecnologia dos Recursos Marinhos, Assistente de Instrutor de mergulho recreativo e detentor de uma pós-graduação em gestão de empresas. 

Atualmente presta serviços e consultoria na área de aquicultura e monitorização ambiental, e é titular de três estabelecimentos de 2.000 m2 de engorda de moluscos bivalves (ostras) em regime extensivo inseridos na Ria de Aveiro (Canal de Mira, Gafanha da Encarnação). Desde janeiro de 2019 é o representante oficial das empresas CNG – Emballages Industriels e CGA Distribution, fornecendo ao sector aquícola materiais e acessórios de elevada qualidade.

 

Francisco avelelas