Episódio 14 – à descoberta do oceano profundo

O Oceano profundo possui características físicas e químicas que o tornam no ambiente mais rigoroso do planeta. Mas serão as profundezas do Oceano um deserto subaquático desprovido de vida?  Neste episódio Ana Colaço leva-nos a mergulhar para lá dos 200 metros de profundidade, desvenda alguns dos mistérios do mar profundo e partilha ainda connosco as suas fantásticas experiências à descoberta deste vasto e precioso bioma marinho.

Ana Colaço é doutorada em Ecologia e Biossistemática pela Universidade de Lisboa desde 2001. É investigadora da Universidade dos Açores há mais de 20 anos, especialista em ecossistemas de fontes hidrotermais, ecologia trófica de sistemas de águas profundas, ecologia bentônica, funcionamento e conservação de ecossistemas. Tem larga experiência em cooperação internacional e participou em diversos projetos dedicados a observatórios e ferramentas para ambientes extremos, ecologia e impactos no mar profundo. Participou na Second World Ocean Assessment das Nações Unidas e contribuiu para a Agenda Portuguesa para o Oceano promovida pela Fundação Portuguesa para a Ciência. Esteve envolvida como especialista em vários painéis da Comissão Europeia, Autoridade Internacional do Fundo Marinho e Governo português.

Participou em mais de 35 cruzeiros oceanográficos com submersíveis e em cinco mergulhos submersíveis tripulados (Alvin, Nautile e Lula1000). Em 2003 ganhou o prémio IMAR – Luiz Saldanha, e em 2006 foi “cientista dentro de um jornal” no Jornal Público. Em 2016 foi uma das 100 mulheres cientistas em Portugal. Faz ainda parte do Conselho Científico Português de Ciências Naturais da Fundação Portuguesa para a Ciência. É também co-presidente do grupo de trabalho de ecologia em águas profundas do Ices e é comissária na Comissão do Mar dos Sargaços.

Ana Colaço
Okeanos - Universidade dos açores