Episódio 12 – Espécies invasoras marinhas (Especial Dia da Juventude)
Neste episódio especial dedicado aos jovens acompanhamos uma atividade para jovens estudantes, sobre espécies invasoras marinhas, realizada por Sofia Duarte. Ficamos a conhecer o que são espécies invasoras marinhas, as consequências que estas podem causar nos ecossistemas e ainda formas de as detetarmos antecipadamente de modo a prevenir possíveis problemas. A literacia do oceano é fundamental para a conservação do oceano e estes jovens motivados, informados e conscientes, fazem-nos acreditar num futuro próspero do nosso oceano.
Sofia Duarte iniciou a sua carreira de investigação em 2002, após finalizar a licenciatura em Biologia Aplicada, na Universidade do Minho. Iniciou-se na investigação nos ecossistemas de água-doce e os seus estudos de doutoramento centraram-se nos efeitos do stresse antropogénico num processo chave que ocorre em rios de pequena ordem.
Cedo se apercebeu que identificar a Biodiversidade presente num determinado ecossistema pode ser algo desafiante. De forma a dar resposta a este desafio, no seu primeiro pós-doutoramento, que se iniciou em 2009, esteve focada em desenvolver e otimizar metodologias moleculares, para facilitar a deteção e monitorização de fungos aquáticos em ecossistemas de água-doce, um trabalho realizado em colaboração com a Universidade de Mount Allison (Canadá).
Em 2016, transitou para os ecossistemas marinhos e costeiros onde esteve a trabalhar com comunidades de meiofauna e macrofauna bentónicas, em colaboração com a Universidade de Guelph (Canadá) e a Universidade de Vigo (Espanha). É desde 2019 investigadora auxiliar na Universidade do Minho, onde coordena um projeto que visa a otimização de ferramentas moleculares para identificação de espécies, com vista à deteção precoce e monitorização de espécies não indígenas em ecossistemas costeiros portugueses. O objetivo final será implementar estas ferramentas como um sistema de aviso prévio ou deteção precoce da entrada destas espécies nos ecossistemas.
Participa regularmente em atividades de divulgação e comunicação de ciência dirigidas à sociedade em geral e a alunos do ensino básico e secundário. É apaixonada pela Biodiversidade e nos tempos livres gosta de fotografar a Vida Selvagem.